Get Adobe Flash player

Who's Online

Nós temos 18 visitantes online

Statistics


Warning: Creating default object from empty value in /home/appli617/public_html/hudsonwillian/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de Conteúdo : 511607

Translate

Home Artigos 25 Curiosidades sobre a China

25 Curiosidades sobre a China

 bandeira_china

 

Estar na China é como  estar em um universo paralelo, pois tanta diferença nos traz esta impressão no exato momento que se começa a percorrer as ruas e a se relacionar.

 

A China é um país maravilhoso e muito atípico do que conhecemos, bem como nosso dia-a-dia e tradição, assim, vou elencar algumas curiosidades sobre a China para que o leitor se aproxime mais desta cultura milenar.
 
1) A superstição dos chineses é fora de série. Por exemplo, o ideograma do número 4 é parecido com o da morte, e por esse motivo os andares terminados com 4 (4, 14, 24, etc) de muitos prédios não existem, e os celulares terminados em 4 ou com muitos desse dígito, custam muito mais barato e em geral são utilizados por estrangeiros. O oposto ocorre com o número 8, que tem ideograma parecido com o da prosperidade. Justamente por isso é que a cerimônia oficial de abertura dos jogos olímpicos de Pequim começou no dia 08 / 08/ 2008, às 08:08 da noite.

 

2) 1,2 bilhões de pessoas, este é o número estimado de habitantes (pessoas registradas) pelo último Censo.

 

3) Um em cada cinco habitantes do planeta vive na China, um quinto da população mundial.

 

4) Se o mundo fosse uma única rua, um em cada quatro dos seus vizinhos seria chinês.

 

5) Se você morasse na China neste momento estaria dividindo o cômodo que ocupa em sua casa com mais 7 pessoas.

 

6) Por causa da superpopulação, cada casal só pode ter um filho. Mas, se o primeiro for menina, pode-se tentar de novo.

 

7) Com quase 3.000 km de extensão, a Muralha da China, única obra feita pelo homem que pode ser vista do espaço, começou a ser construída em 200 A.C. Sua construção envolveu mais de 1 milhão de pessoas, muitas das quais morreram ali mesmo. Sua imponência começa pelo aspecto visual e termina na prática, pois em alguns trechos de suas descomunais escadarias, o visitante só consegue subir os degraus de quatro, com as mãos no chão.

 

8) Li ou Lee (forma inglesa) é o sobrenome mais comum do mundo. Só na China existem 87 milhões deles.

9) O célebre Livro Vermelho de Mao, espécie de cartilha do comunismo chinês, atualmente só serve para ser vendido aos turistas nos portões da Praça da Paz Celestial, onde a figura de Mao Tse Tung ainda brilha.

 

10) Na China, as ruas são extensões da casas. Ali os chineses comem, dormem, cortam o cabelo, fazem massagem, Tai-Chi-Chuan e até dançam.

 

11) Dentro da China existem várias nações. Algumas inteiras, como é o caso do Tibete e algumas minorias (mongóis, turcos, tibetanos, etc.). São por volta de 55 grupos diferentes, ou seja, 60 milhões de chineses não são tão chineses assim - mais do que uma França ou duas Argentinas!

 

12) De cachorros inteiros a patas de camelos (as de ursos foram proibidas), os chineses comem tudo o que tenha quatro patas. Uma trágica herança dos tempos em que simplesmente não havia o que comer.Seus mercados de rua são verdadeiras feiras de horrores para os estômagos mais sensíveis. Mesmo assim, comer, seja lá o que for, tem um significado todo especial para eles. A tal ponto que a típica saudação de bom dia em mandarim significa, literalmente, uma pergunta: “Você já comeu hoje?”.

 

13) Cobras, ervas, ratos, morcegos. Tudo cura na milenar medicina chinesa. Lagartos ressecados por exemplo, são bons para tosse comprida, pedra nos rins e até mesmo impotência.

 

14) A Fenix uma das criaturas mágicas da mitologia chinesa. Dizem que só aparecia quando o país era governado por um bom imperador.

 

15) “Um faz dois, dois fazem três, de três nascem as dez mil coisas.” Foi assim que Lao Tsé condensou a cosmologia chinesa. Dez Mil é a expressão que simboliza o todo e a imortalidade.

16) O sapo e a rã são símbolos de longevidade.

 

17) A arte de empinar pipas é tradicional na China.

 

18) As moedas com desenhos de cavalos faziam parte de um jogo muito popular nas dinastias Tang e Song. O Grande Amarelo e Olho de Peixe são nomes de alguns destes cavalos.

 

19) Em chinês, Peixe e Abundância têm o mesmo som, por isso o primeiro se tornou símbolo da segunda.

20) A Tartaruga, na China, é um animal enigmático a quem se atribui a guarda dos segredos do céu e da terra. Em parte, porque seu casco côncavo e arredondado pode ser comparado à abóbada celeste, enquanto seu peitoral plano e quadrado parece a terra. Os vinte e quatro recortes do casco correspondem aos vinte e quatro períodos do calendário agrícola e sua longevidade a torna o símbolo da solidez inalterável.

 

21) O morcego é um símbolo de felicidade, já que seu nome, Fi, é homófono do termo Fi que significa riqueza.

 

22) De tempos em tempos, as autoridades chinesas anunciam uma nova campanha contra o crime, com execuções sumárias. Desde o início de abril de 2001, num período de dez dias, mais de 120 acusados de assassinato, estupro, roubo, corrupção, narcotráfico, formação de quadrilha e até crimes menores, como falsificação de documentos e emissão de cheques sem fundos, foram condenados à morte e a maioria executada no dia seguinte.

 

23) Em maio de 2001, 30.000 pessoas lotaram um estádio da importante província sulina Guangdong para acompanhar a execução de 28 condenados. Cada um recebeu um tiro na nuca e, como é praxe, a bala usada foi cobrada dos familiares do morto. Esse tipo de operação é uma tradição chinesa.

 

24) Uma tradição chinesa diz que os homens que morrem solteiro comprometem a próxima vida. Com o objetivo de evitar isso, criou-se um tipo de comércio chamado minghun. Trata-se do casamento após a morte, que consiste em enterrar uma noiva fantasma ao lado do sujeito. Quanto mais nova for a noiva, mais alto o preço, podendo chegar a 2 mil dólares.

 

25) Os chineses não aceitam gorjeta. Se você deixar um troco para o garçom na mesa de um restaurante, ele sai correndo para devolver o dinheiro.