Get Adobe Flash player

Who's Online

Nós temos 23 visitantes online

Statistics


Warning: Creating default object from empty value in /home/appli617/public_html/hudsonwillian/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de Conteúdo : 505915

Translate

Home SOBRE O SISTEMA WING CHUN Diversidades nas Linhagens de Wing Chun

Diversidades nas Linhagens de Wing Chun

diferenas

O vento que sopra na Arvore é o mesmo, porem, a resposta em cada folha é diferente”.

Inicio com esta expressão chinesa para começar minha explanação sobre as muitas linhagens de Wing Chun hoje apresentadas ao mundo.

Ip Man tinha apenas um Wing Chun, porem, na interpretação de cada aluno que teve, e estes em algum momento vieram a se tornar professor, ou ainda Mestre, foi acrescentado seu modo de interagir de acordo com sua capacidade de assimilação.

Para não alongar em temas polêmicos que poderiam gerar desconfortos a famílias diversas, posso com poucas linhas deixar uma resposta para que cada um conclua por si próprio.

Wing Chun é uma arte. Como arte é uma expressão do âmago do ser humano, impossível ser esta expressão idêntica entre as pessoas que se expressam por ela. Como exemplo você poderia ser aluno de Picasso, porem, nunca iria pintar como ele. Wing Chun é assim, uma arte e como tal, os artistas que se expressam através dela, tem suas características únicas, o que faz esta magia e polemica que envolve todo o novato na busca de saber quem esta certo ou quem esta errado.

Para finalizar, no que tange a parte de luta (pois não podemos esquecer que a filosofia é muito bonita, inspira o espírito, satisfaz a alma e etc... mas Wing Chun é luta) parto do principio que se efetivamente você conseguir aplicar o que treina dentro da realidade, sem prévios acordos de combinações técnicas, este sim esta dentro do contexto de eficiência, que é o que sempre busquei.

Cada qual tem sua busca particular, eu só busco o que se aplica, o que funciona através de mim, ensinado pelos meus superiores.

Se eu tivesse interesse apenas na filosofia, buscaria uma faculdade para tal. Se tivesse em busca de uma religião, em nosso País a cada esquina tem uma igreja, era só escolher. O que busquei na arte marcial sempre foi a luta e como tal, aprendi que existem princípios norteadores desta nobre Arte que vai alem do que eu esperava, e assim, pude visualizar a aplicação efetiva do conhecimento adquirido, transformando desta maneira, o conhecimento em sabedoria. Filosofia aplicada, a mutação constante que ensina valores superiores, de caráter, de conduta e de espírito.

Ao longo dos anos vejo se aplicar uma teoria muito utilizada no mundo dos negócios com o sistema Wing Chun, foca-se em um ponto específico, esquecendo dos demais (mesmo porque os demais não correspondem com a necessidade do praticante) e assim, filosofam, filosofam e filosofam, desta forma, o praticante vive estes devaneios esquecendo da parte pratica e sua eficácia, estratégia que os do que dela fazem uso pela falta da parte marcial.

 

Por isso, treino Applied Wing Chun!

 

 

mestre_hudson_willian_e_mestre_li_hon_ki_no_tumulo_de_ip_man