Get Adobe Flash player

Who's Online

Nós temos 23 visitantes online

Statistics


Warning: Creating default object from empty value in /home/appli617/public_html/hudsonwillian/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de Conteúdo : 511614

Translate

Home Artigos Artigo - Conhecendo e Afinando as Armas Naturais de Nosso Corpo

Artigo - Conhecendo e Afinando as Armas Naturais de Nosso Corpo

 

armas_naturais


Neste artigo, quero abordar as chamadas “Armas naturais do corpo humano” por assim dizer, que em meu entendimento são utilizadas para ataque e também para defesa e que devem ser treinadas em sua plenitude.

São estas armas: Punhos, Pés, canelas, faca da Mão, Dedos, Cabeça, Cotovelos e Joelhos.


No meu entendimento, uma arte marcial plena deve lhe satisfazer com a utilização de todo seu corpo como mecanismo de ataque e defesa na preservação da integridade física do ser humano.


Deste modo, entendo que modalidades que restringem o uso de apenas alguns destes membros limita as possibilidades de sucesso e variação para um confronto real.


Cada arma natural, como assim denominada neste artigo, esta diretamente relacionada com a distancia em que o agressor esta perante a vitima e vice-versa. Assim, o conhecimento e a destreza do praticante de artes marciais em dominar este universo esta diretamente relacionado com seu sucesso.


Mediante a este posicionamento, é inevitável o sucesso da tão atual modalidade denominada MMA (Mixed Martial Arts – Artes Marciais Misturadas) a qua interage com diversos conceitos das artes marciais tradicionais e usa tudo que tem aplicação comprovada ao mesmo tempo, envolvendo todas as armas naturais de nosso corpo, bem como todas as distancias de luta, quer seja em pé ou no solo.


Sob minha ótica, acredito que o percussor deste raciocínio foi o grande mestre Bruce Lee, pois em sua arte marcial o Jeet Kune Do, embora tenho a livre convicção que era a Expressão do sistema Wing Chun em seu corpo e mente, os conceitos de outras modalidades foram acopladas naquilo que ele chamava de “contribuição de pensamento”, extirpando o preconceito que sempre existiu, na tentativa de dar nomes a estilos e formas.

Assim, Bruce passou a estudar os diversos tipos de luta, experimentando seus conceitos de forma aplicada e acrescidos com sua experiência, resultou em algo inovador que veio a ser copiado até os dias de hoje.


O treinamento para afinar as armas naturais de nosso corpo envolvem desde a preparação das áreas de impacto, ate o condicionamento corporal para usar as técnicas de maneira eficaz, repetindo os movimentos de forma a criar uma seqüência de centenas, milhares de repetições, para no momento oportuno, fazer uso de um único golpe e obter o sucesso desejado.


Um mecanismo de forte apoio é o treinamento com “sparrings” onde se faz uso de diverso aparelhos como aparadores, luvas de foco, saco de pancada, cinturão de impacto etc.. como meio de simular situações de combate por diversos ângulos, desenvolvendo assim uma fluência necessária para o movimento vir a ser fruto do chamado reflexo medular.


Neste diapasão, importante encontrar um bom treinador, bem como um bom “sparring” para poder atingir suas metas, caso contrario, andará em círculos, se afastando ou ainda nunca visualizando um oportunidade de aplicar o golpe com sucesso.