Get Adobe Flash player

Who's Online

Nós temos 7 visitantes online

Statistics


Warning: Creating default object from empty value in /home/appli617/public_html/hudsonwillian/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de Conteúdo : 511596

Translate

Home Artigos G.M Ernesto Presas fundador do Moderno Arnis - Presas Style Arnis Kombatan

G.M Ernesto Presas fundador do Moderno Arnis - Presas Style Arnis Kombatan

 GM_ernesto_presas

Nascido em Hinigaran, Filipinas em 20 de maio de 1945, começou seu treinamento em artes marciais filipinas com a idade de oito anos com o seu pai, José Presas. Grão Mestre Ernesto Presas era um atleta multi-talentoso, um competidor universitário no atletismo, futebol e basquete. Sua formação nas artes marciais é eclética.

Ele deteve o posto de Lakan Sampu (10º Dan) em Arnis, Lakan Sampu (10º Dan) em Mano-Mano e 10º Dan em armamento Filipino. Ele é reconhecido como um especialista em classificação no Judo, Jujitsu, Bo Jitsu, Kendo, Tonfa, Sai, Nunchaku, Balisong, e Karate.

Quando jovem, seu sonho era reintroduzir a arte que era tanto tempo uma parte integrante da história e da cultura filipina. No entanto, ele percebeu que os sistemas clássicos apresentava um apelo limitado para aqueles que vivem no mundo moderno.

Ao analisar a estrutura conceitual dos sistemas clássicos, ele revolucionou as artes marciais nativas em um sistema de combate eficaz completa atraente para estudantes de artes marciais na sociedade contemporânea. A virada veio em 1970 para o Grão Mestre Presas quando começou a ensinar as artes marciais filipinas da Universidade das Filipinas, University of Santo Tomas e do Liceu das Filipinas.

No mesmo ano, ele foi convidado para o Japão para demonstrar a arte de Arnis no "Expo 70". Desafiado a comparar Arnis aos estilos de espada bem conhecidos do Japão, ele rapidamente ganhou o respeito dos mestres japoneses que chamou sua arte Filipino Kendo. Depois de retornar a Manila, ele estabeleceu sua primeira escola. Mais tarde nesse ano, Grão Mestre Presas fundou a Associação de Arnis Moderno das Filipinas Internacional e ARJUKEN (Arnis-Jujutsu-Kendo Karate Association  Internacional para propagar formalmente a arte nativa, nas Filipinas. 

Suas artes marciais e sistema de ensino foi  expandido para incluir aulas na Universidade de Santo Tomas, Central Colleges das Filipinas, da Academia Militar do Extremo Oriente, Philippine Academia Nacional de Polícia e Escola da Força Aérea das Filipinas Officer.

Grão Mestre Presas desejava introduzir as artes marciais filipinas para o mundo exterior. Em 1975, ele fundou a Federação Internacional das Artes Marciais Filipinas. Daquele ponto em diante, o seu estilo e técnica Presas Arnis se tornou amplamente adotado na Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Suíça, Canadá, Estados Unidos, México, Porto Rico, Nova Zelândia, Arábia Saudita, África do Sul e Austrália.

Ele publicou extensivamente seus livros, The Art of Arnis, publicados em 1981 e Arnis: Presas Estilo e Balisong, em 1985 demonstram as técnicas básicas de bastões  simples e dupls, espada e daga e a faca balisong.

Grão Mestre Presas diligentemente pesquisou as artes marciais filipinas por  mais de 30 anos para desenvolver uma abordagem sistemática para a aplicação do estilo Arnis em um estilo de combate completo mão-de-mão chamada Mano-Mano.

Na edição de Inside Kung-Fu junho de 1991, ele foi destaque na matéria de capa "Ernesto Presas: O Pai de Mano-Mano" No mesmo ano (1991), ele foi convidado para um "Budo Gala" na Alemanha. "Budo Gala" reúne todos os artistas marciais respeitados de todo o mundo. Mano-Mano, a introdução de técnicas de mão única, foi um enorme sucesso.

Em 06 de setembro de 1996, ele foi agraciado com o "Prêmio de Grandmaster" em Jacksonville, Florida.

Grão Mestre Presas faleceu em 01/11/2010 e deixou seu legado para o mundo, através dos Mestres formados dando continuidade ao ensino do moderno Arnis. No Brasil, esta linhagem é ensinada na cidade de Bauru SP, matriz da KOMBATAN BRAZIL, atraves do Professor Hudson Willian.