Get Adobe Flash player

Who's Online

Nós temos 37 visitantes online

Statistics


Warning: Creating default object from empty value in /home/appli617/public_html/hudsonwillian/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de Conteúdo : 511628

Translate

Home Artigos As Quatro Nobres Verdades - Budismo

As Quatro Nobres Verdades - Budismo

budha_estatua
O motivo pelo qual o Buda teria ensinado as nobres verdades é esclarecido pelo contexto social da época em que ele viveu.
Seu objetivo na vida era descobrir a verdade e alcançar a real e  estavel felicidade. Diz se que ele alcançou seu objetivo meditando embaixo da arvore bodhi, próximo ao Rio Neranjana; As quatro Nobres Verdades são a conclusão de seu entendimento sobre a natureza do " sofrimento", sobre a causa fundamental de todo o sofrimento, da fuga do sofrimento e que o esforço que  uma pessoa pode fazê-la alcançar a felicidade. 


Tais verdades não são expressas como uma hipótese ou como uma idéia provisória, mas sim, como Buda disse:

As Quatro Nobres Verdades, monges, são reais, infalíveis, e não o contrário. Portanto, elas são chamados de nobres verdades. 

Buda também disse que as ensinou porque são benéficas, porque pertencem aos fundamentos da vida santa, que conduz ao desencantamento, a dissipação, a cessação do sofrimento, à paz, ao conhecimento direto, à iluminação, ao Nirvana. 

Para a tradição religiosa, as Quatro Nobres Verdades constituem o primeiro ensinamento de Buda após sua verdadeira iluminação.

A Natureza do Sofrimento (Dukkha):

"Esta é a nobre verdade do sofrimento: nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é sofrimento, morte é sofrimento; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são sofrimentos; a união com aquilo que é desprazeroso é sofrimento; a separação daquilo que é prazeroso é sofrimento; não obter o que queremos é sofrimento; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego são sofrimento."

Origem do Sofrimento (Samudaya):

"Esta é a nobre verdade da origem do sofrimento: é este desejo que conduz a uma renovada existência, acompanhado pela cobiça e pelo prazer, buscando o prazer aqui e ali; isto é, o desejo pelos prazeres sensuais, o desejo por ser/existir, o desejo por não ser/existir."

Cessação do Sofrimento (Nirodha):

"Esta é a nobre verdade da cessação do sofrimento: é o desaparecimento e cessação sem deixar vestígios daquele mesmo desejo, o abandono e renúncia a ele, a libertação dele, a independência dele."

O Caminho (Magga) para a Cessação do Sofrimento:

"Esta é a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento: é este Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta."