Get Adobe Flash player

Who's Online

Nós temos 17 visitantes online

Statistics


Warning: Creating default object from empty value in /home/appli617/public_html/hudsonwillian/modules/mod_stats/helper.php on line 106
Visualizações de Conteúdo : 511606

Translate

Home Artigos Cheng Tan - A Sala Principal

Cheng Tan - A Sala Principal

正堂 “A sala principal” - Por Mestre Dani Chao Hu.
Abaixo, faço uso desta matária escrita pelo Mestre Dani Hu do estilo da Serpente, o qual me autorizou a reproduzi-lo em meu site, sendo este, um dos muitos textos que serão disponibilizados com a autorização deste Grande Mestre. Obrigado pela oportunidade Shifu Dani Hu.
Shifu Hudson Willian
cheng_tan
Nos anos passados, cada Shi fu que liderava uma família, tinha um reconhecido destaque na sua província, gozando de respeito e prestigio por parte de todos os seus habitantes. A transmissão do seu Kung fu costumava ocorrer nas suas casas, onde pátios e quintais das residências atendiam a esse propósito.

Nessas residências, tradicionalmente, existia uma sala especial, onde documentos, símbolos, imagens e tudo o que se relacionava a aquela família e estilo por ela versado eram mantidos e guardados. Essa sala era chamada de Cheng tan, a “sala principal”, sendo ela acessada apenas pelo Shi fu, alguns membros por ele autorizado. Mas, só tinha acesso as esses documentos e símbolos, uma importante figura dentro das famílias tradicionais do Kung fu, o Hu shi ti tz (入室第子), ou o “discípulo que entra na sala”.

Nos nossos dias, por razões diversas, o Cheng tan passou a ter a sua representação firmada em uma das paredes do Tan (堂) ou do Wu kwan (武 館). Nessa parede terão destaque as importantes referencias simbólicas de uma família Kung fu, e nela encontraremos os símbolos dos vínculos, a genealogia e a ancestralidade daquela família e estilo.

Tradicionalmente, temos nela:

神位 Shen wei = Figura dos ancestrais.

Pode ser representado através de quadros, símbolos, escritos, pelos nomes de cada ancestral ou pelos seus selos. O ideograma Shen (神), é o mesmo do nome do nosso sistema, porém, alem do significado de Deus ou Sagrado, é empregado também para identificar alma, espírito ou ancestral.

神像 Shen xiang = Imagem dos ancestrais.

Nesse caso, a representação é feita através de pinturas ou fotografias dos ancestrais. É representado pelo mesmo ideograma (神), mais o ideograma xiang, que identifica lugar, pessoa ou imagem.

招牌 Zhao pai = A placa de chamado.

Presente em todos os estabelecimentos chineses em razão do seu propósito, e no Cheng tan ela anuncia a família e o estilo versado naquele recinto. Tradicionalmente, o zhao pai é um signo de respeito, origem e reconhecimento.

神台 Shen tai = A mesa ancestral.

Nela são dispostos o simbolismo da tradição, onde o respeito e a memória da arte, do estilo e dos antepassados da família são reverenciados. Em determinadas mesas figurará também o Shen zhu pai (神主牌), a “tabuleta ancestral, porém, em todas estarão dispostas:

香爐 Xian lu = O incensário.

Alem da sua relação com os cinco ancestrais, e o incêndio do Monastério de Shao Lin, a fumaça do incenso a se queimar tem a simbolismo da união do tátil com o não tátil. É comum se encher o incensário com arroz cru, no entanto, os mais tradicionalistas, costumam utilizar a terra da região a qual o  Shi fu da família nasceu.

果子 Kuo tz = As frutas

As frutas tem uma relação histórica com os sobreviventes da destruição do templo Shao Lin, alem de que, existe um simbologia de sorte, paz e prosperidade com frutas como maça, tangerina e laranjas. Elas são dispostas numa fruteira em numero de quatro ou oito, podendo ser variadas ou não.

O Shen tai é ladeado por duas cadeiras, representando uma para o Shi kung e outra para o Shi fu da família, o que simboliza a sua liderança e a sua origem.